segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bulimia 720p/1080p (aka ainda estou a viver dos rendimentos).


Como escreveu um user no You Tube, a miúda só escapou ao caçador e teve o beneplácito dos anões porque era hot.

Trois Coleurs: Bleu, Kieslowski- ***
Trois Coleurs: Blanc, Kieslowski- ***
Trois Coleurs: Rouge- ****
Sunset Boulevard, Wilder- *****
Shadow of a Doubt, Hithcock- *****
Dick Tracy, Beatty- *****
Snow White and the Seven Dwarfs, Disney e servos- *****
Marfa Girl, Larry Clark- ****


Desculpe, mas eu não consigo fazer pior do que isto, disse uma vez um produtor confrontado com as críticas de um director de TV.

Lock Up, Flynn- **** (Maravilhoso 1989)
Road House, Herrington- **** (A obra culminante do cinema azeiteiro. Maravilhoso 1989.)
All That Heaven Allows, Sirk- *****
American Graffiti, Lucas- ***
Knigh Of Cups, Malick- *** (É tudo o que esperávamos e ainda melhor. A comédia involuntária atinge níveis bíblicos.)
Irrational Man, Woody- **
Crimson Peak, Del Toro- *
Unfaithful, Lyne- *** (O sentimento de culpa de gostar da maior parte dos filmes do Adrian Lyne só será mitigado quando for rico e estiver num restaurante como um daqueles do American Psycho a discutir spreads e assim. Com charuto. )
Nothing Sacred, Wellman- ****


Larry Clark style.

Deliverance, Boorman- ****
Mustang, de uma gaja turca- * (Mal aconselhados pelo brilhante Sérgio Santos, lá nos aventurámos na visão deste retrato encharcado naquele moderno "naturalismo" de indistinta câmara-vérité. Ainda por cima, besuntado em feminismo que até faria a Dr. Maria Velho da Costa torcer o nariz. Dá vontade de apelar aos maus fígados do Dr. Erdogan.)
Secret Sunshine, Lee Shang-dong- ***
Plunder Road, Cornfield- **** (merece a mesma notoriedade do Detour. Também um filme cheio de "ética do trabalho", Serra fideputa.)
Prometheus, Scott- * (ver o Alien de 1979 e ver o Prometheus de 2012 traça exemplarmente no que se tornou o Ridley Scott. The Circle is complete!)


Professor João Lopes desmaia.

Riot in Cell Block 11, Siegel- ****
Poseidon, Petersen- ** (rir)
Glomdalsbruden, Dreyer- **** (Que maravilha são os mudos do Carlão. Menos um.)
The Walk, Zemeckis- ***
House of Wax, de Toth- ****
uns poucos de filmes com a Emma Roberts, a segunda maior obra de arte na vida pessoal do grande Eric Roberts (maravilhoso 1989)- todos medianos/medíocres, e nós assobiar para o ar.
Citizenfour, Poitras- * (Cinema Rosenbaum. Cinema Wikipédia.)
Ne Change Rien, Costa- sem nota (Aguentei vinte e cinco minutos. Balibar, mete-te no caralho mais a tua pose auto-consciente.)


Malick e as suas luzes.

Roma, città aperta, Rossellini- *** (os filmes "neo-realistas" -mesmo os melhores- do mestre não valem, hoje em dia, um pêssego furado colocados lado a lado aos seus trabalhos na televisão. )
Meitû bijomaru, Mizoguchi- ****
Procès de Jeanne d'Arc, Bresson- **** (muito melhor do que o do Dreyer. Nunca vi o do Rivette nem o do Preminger.)
Dawn of the Dead, Romero- ** (a obra-prima não está aqui, mas no seguinte.)
Martin, Romero- ****
Jezebel, Wyler- ****
Nazarin, Bunuel- *****
Amer, Cattet, Forzani- *** (o giallo e seus respectivos mestres reduzidos a um formalismo obsessivo. Excepcional trabalho sonoro. "Um filme desequilibrado".)


Apenas ultrapassada pelo Best of the Best.

The Maltese Falcon, Huston. ***
Spy, Feig- ** (As duas estrelas são pelo Jason Statham.)
Spiclenki slasti, Svankmajer- *** (Outro exercício de estilo delirante. A visceralidade do som é tão impressionista e detalhada que quase nos esporrámos.)
Cruising, Friedkin- *** (Precisava de ser desbastado em alguns minutos, nomeada e mormente certos momentos "João Pedro Rodrigues". Como programa voyeuristico, contudo, é óptimo.)
Open Windows, de um gajo com o Elijah Wood e a Sasha Grey- * (impagável o momento em que a Sascha demonstra uma extrema perturbação por mostrar as mamas.)
Ils, Moreau, Palud- *** (Terror clássico versão francesa. É do bom.)
Escape libre, Becker- **** (Belmondo e Seberg pelas ruas da Europa. Caper movie com champanhe. Cahiers não gostaram.)
Kiss me Deadly, Aldrich- *****


Que me perdoem os fãs da Irène Jacob e da Julie Delpy.

Attack, Aldrich- ****
Collateral, Mann- ***** (Blackhat=lol.)
The Color of  Money, Scorsese- ****
Une Nouvelle Amie, Ozon- *** (Um bom filme, para variar.)
The Graduate, Nichols- ** (Como é que isto ganhou tanto estatuto?)
Tomorrowland, Bird- Merda
Terminator: Genesys, um gajo- Merda
Fast and Furious 7, Wan- Ultra-merda (embora aqui a responsabilidade do realizador pareça-me ser diminuta. A engrenagem dos filmes desta série já ganhou vida própria, e engole qualquer um que venha com ideias de dar o mínimo comedimento formal a esta parada de chulos, putas e fufas. O Kiarostami não faria melhor. O Vin Diesel é escabroso.)
Silvestre, Monteiro- *****
Jack Reacher, McQuarrie- **** (Este Mcquarrie, juntamente com o Matt Reeves, parecem-me ser dois realizadores de encomenda com os seus devidos luxos.)
Il tram, Argento- ****
Man in the Shadow, Arnold- ****
Manhunter, Mann- **** (Blackhat=lol.)
Prodigal Sons, Kimberly Reed- ***** (Um dos melhores filmes americanos dos últimos dez anos.)
Todos os filmes do Harold & Kumar- ***


O Deliverance tem um plano a mais.

Policeman, Navad Lapid- ***
Cristovão Colombo- o Enigma, Oliveira- ****
The Texas Rangers, Vidor- ****
Willow Springs, Schroeter- ***
The Sixth Sense, Shyamalan- *****
The Spanish Earth, Ivens- **
Amour Fou, Hausner- ***
Vampyr, Dreyer- *****
The Leopard Man, Pedro Costa, perdão, Jacques Torneur- ****
At Land, Maya Deren- ***
Les Noces Rouges, Chabrol- ****
The Idle Class, Chaplin- *****
Lionheart, Letich & Van Damme- ****
Jupiter Ascending, manas Wachowski- 0
Bound, manos Wachowski- ****
Juste avant la nuit, Chabrol- *****
Last of the Mohicans, Mann- **** (Blackhat=lol.)
The Seventh Victim, Mark Robson- ****
The Big Shave, Scorsese- ***
Crime and Punishment, Sternberg- *****
Minato no nihonmusune, Hiroshi Shimizu- *****
Posicionamento defensivo do FCP versão Peseiro- *
Organização ofensiva do FCP versão Peseiro- ****
"os mercados olham com desconfiança para o próximo Orçamento de Estado do governo português"- *****