sábado, 6 de agosto de 2016

O Cinema está a acabar.

O Torrentz.eu, o site de pesquisa de torrents amplamente utilizado por quem descarrega conteúdos ilegalmente, foi encerrado subitamente. O site ainda está aberto mas não é possível pesquisar qualquer torrent, tendo como única mensagem, “O Torrentz vai sempre gostar de ti. Adeus”.

Entre o encerramento do The Pirate Bay e do Kickass Torrents, o Torrentz.eu permaneceu até hoje como um ‘porto seguro’ para quem costumava descarregar conteúdos desta forma, permitindo pesquisar os sites que já tivessem determinados torrents disponíveis.



Isto não significa, necessariamente, que passemos a ir com maior regularidade ás salas da "magia da tela". Excluindo o visionamento, por vezes, dos produtos de escala gargantuesca de Hollywood (tão barulhentos que conseguem distrair dos telemóveis e das pipocas do maralhal), dispensamos bem toda a caganeira da "experiência partilhada", do "quando se está numa sala de cinema, olha-se para cima, quando se está a ver televisão, olha-se para baixo", da "comunhão entre a tela e o olhar humano", do "encantamento do escuro" e da "dimensão onírica do cinema na sala" e de demais choraminguices beatas. Eu ainda me lembro bem do "encantamento do escuro" quando fui ver o Velvet Goldminequasi vinte anos na "dimensão onírica do cinema na sala"...

É tempo, se calhar, de voltar aos livros e á lavoura.



"Há um esmagamento sensorial sobre a personalidade jurídica do espectador numa sala de cinema que jamais conseguirá ser replicada no pequenino ecrã da televisão".